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Reposicionamento de marca - A importância do rebranding

21 Março 2022

Flávio Reis

Flávio Reis é natural de Muritiba/BA, cineasta, profissional de marketing e artesão.

Flávio Reis

Flávio Reis é natural de Muritiba/BA, cineasta, profissional de marketing e artesão.

Seja por saturação de mercado, estratégias em novos segmentos ou atualização para novas tecnologias, empresas e marcas podem modificar seu conceito visual e posicionamento de mercado.

Essa ação de reposicionamento da marca ou empresa é conhecido como rebranding e consiste em todas as decisões estratégias para modificar e comunicar a mudança ao mercado.

Mesmo empresas líderes de mercado, com marcas são o ativo mais valioso da instituição, ações de rebranding são realizadas a fim de construir novos relacionamentos e percepções por parte dos clientes.

Desde mudanças mínimas de cores, fontes com design mais atuais, slogans e posicionamento, toda e qualquer ferramenta de comunicação de marketing fazem parte do pacote de rebranding, e isso é um dos pontos de partida para a manutenção da relevância e destaque da marca frente aos seus concorrentes.

Ao transferir toda a percepção de marca para um novo e ressignificado conceito, uma nova identidade do negócio passa a ser a nova cara da empresa. Isso significa que alterações no *logotipo*, estratégias corporativas que incluem novas missão, visão e valores, embalagem, plataformas online, publicidade, propaganda e merchandising (publicidade física em ponto de venda) deverão influenciar a percepção e decisão de compra do consumidor. 

Produtos e/ou serviços e pós-venda estarão interligados às mudanças. E antes de decidir fazer um rebranding, analise seus concorrentes, invista na produção de uma matriz SWOT (Forças, Franquezas, Oportunidades e Ameaças) para não passar despercebidos quaisquer objetivos táticos e estratégicos, pois isso vai facilitar a criação de cronograma e prazos para conclusão do projeto.

Lembre-se sempre: rebranding e uma ferramenta de atualização corporativa, e por isso só deve ser utilizada depois de análise e decisões alinhadas às necessidades da empresa junto ao seu segmento de mercado.

Há inúmeros casos de rebranding desastrosos que custaram tempo e dinheiro para a empresa recuperar seu lugar na mente do consumidor. A imagem de uma marca está fixada na percepção dos seus clientes, mudar sem os devidos cuidados pode afastar ou gerar dúvidas.

Se a conclusão da análise apontar para a necessidade de atualização de processos de comunicação corporativa e comercial, o rebranding será necessário. 

A um2 Marketing é uma agência focada em projetos corporativos. Nossa equipe tem qualificações para desenvolver novas estratégias de comunicação, reformular sua marca e entregar um novo conceito aos seus clientes.

Entre em contato, tire suas dúvidas e juntos formularemos a melhor estratégia de rebranding para sua empresa.