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Dicas para ter uma loja virtual eficiente e competitiva

26 Janeiro 2023

Flávio Reis

Flávio Reis é natural de Muritiba/BA, cineasta, profissional de marketing e artesão.

Flávio Reis

Flávio Reis é natural de Muritiba/BA, cineasta, profissional de marketing e artesão.

Sem as limitações de horário das lojas físicas, as lojas virtuais reduzem custos operacionais, expandem as possibilidades de vendas e garantem maior autonomia ao consumidor, que podem efetuar suas compras através de qualquer aparelho com acesso à internet.

Após o vertiginoso crescimento durante a pandemia de Covid-19, o e-commerce segue em franca expansão. Dados iniciais apontam que em 2022 o setor no Brasil faturou quase US$ 170 bilhões. Segundo projeção do The Global Payments Report, o e-commerce brasileiro terá um crescimento anual de 18% até 2025.

Destacamos alguns pontos para você que quer aumentar a eficiência e/ou tornar sua loja virtual mais competitiva.

PREÇOS E LAYOUT ATRATIVOS

Quando o assunto é eficiência e competitividade, preços abaixo das lojas físicas e simplicidade do layout contam muito para a permanência, retorno e compra na sua loja virtual.

Independente do tamanho e segmento da sua loja virtual, a navegabilidade é essencial.  Layout responsivo e carregamento rápido, que conta muito para melhorar o SEO da sua loja no Google, fazem toda a diferença para visitantes se tornarem compradores.

Lembre-se que o visitante não será orientado por um vendedor. Então, além de fotografias reais de alta qualidade, a exposição dos produtos deve conter informações claras sobre características, formas de pagamento e garantia.

Quanto aos preços, além de vender com preços mais baixos que as lojas físicas, deixe claro as formas de pagamento e possíveis encargos para pagamentos parcelados.

Opte por diversas formas de pagamento em sua loja virtual. Não exclua formas de pagamento mais modernas, como o PIX, ou as mais convencionais, como o boleto. A variedade nas formas de pagamento também fazem parte dos diferenciais competitivos de um loja virtual.

Segurança também faz parte da atratividade das lojas virtuais. Isso significa que, para manter todas as operações em segurança, sua loja virtual deve contar com criptografia que impeça interceptação dos dados sigilosos durante o processo de pagamento. O padrão mais indicado para proteção de informações online é o SSL (Secure Socket Layer).

AUMENTE SUA VISIBILIDADE

Ter uma loja repleta de produtos, com ótimos preços e prazos de entrega não significa acesso orgânico. Você precisa investir em anúncios pagos e otimização.

Gerar tráfego é importante para aumentar a visibilidade de sua loja virtual em mecanismos de buscas. Seja nas plataformas do Google ou Meta (proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp), torne seu e-commerce visível.

O uso de otimização para motores de busca (SEO, sigla de _Search Engine Optimization_), vai melhorando a posição da sua loja virtual nas pesquisas do Google.

Além de promover seu e-commerce nas plataformas de pesquisa, mantenha canais de comunicação com o cliente. A eficiência e rapidez nas respostas as dúvidas dos clientes aumenta a credibilidade e índice de satisfação da sua loja virtual. Deixe disponível, e bem visível, endereço de e-mail e contato telefônico (preferencialmente o número do WhatsApp).

FRETE GRÁTIS OU FRETE PAGO?

Os custos de envio de produtos no Brasil encarece e pode fazer com que o consumidor desista da compra.

Utilize quantos métodos de entrega for possível para reduzir o impacto do preço do frete e aumentar a sensação de eficiência do seu e-commerce.

É muito comum as empresas embutir os custos de entrega no preço final ou condicionar envio grátis a um valor mínimo de compra. Seja qual for a sua decisão, lembre-se de que custos de envio impactam diretamente na percepção do consumidor, mas não podem causar prejuízos a empresa.

Além do frete, o prazo de entrega dos produtos pode aumentar ou reduzir a possibilidade de compra. Vivemos num país de dimensões continentais, com diferenças gritantes entre as diversas regiões.

Regiões remotas do Norte e Nordeste  áreas alagadas do Centro-Oeste ou serranas do Sul e Sudeste aumentam a previsão de entrega das compras online. Deixe claro o prazo de entrega para não haver reclamações ou insatisfação dos seus clientes.

Inclua nas informações de frete e prazo de entrega as políticas de devolução da sua loja virtual. Estabeleça um prazo dentro das regras e leis vigentes no Brasil.

INOVAÇÕES EXCLUSIVAS

Sejam cupons progressivos de descontos, promoções para novos clientes cadastrados, descontos para indicações ou até lives de lançamento de novos produtos, demonstre que seu e-commerce é diferente dos seus concorrentes.

Para as estratégias de comercialização de produtos bem sucedidas, você pode contar com as soluções em marketing digital para e-commerce da Um2 Marketing.

Podemos ajudar sua empresa, de qualquer porte, alcançar mais clientes e ressaltar seus diferenciais competitivos. Acesse a aba de contato desse site e fale com nossa equipe de atendimento. Nosso maior interesse é fazer o seu negócio dar certo! ?