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Google: Uma multiplataforma de anúncios

22 Fevereiro 2022

Flávio Reis

Flávio Reis é natural de Muritiba/BA, cineasta, profissional de marketing e artesão.

Flávio Reis

Flávio Reis é natural de Muritiba/BA, cineasta, profissional de marketing e artesão.

Na última década, o Google inovou e revolucionou o marketing digital com novas ferramentas e formas de promover empresas, produtos e serviços.

Em 2021, os anúncios na principal plataforma publicidade da empresa, o Google Ads, alcançou a marca US$ 18 bilhões de dólares em faturamento.

Mas, nem só de Google Ads vive a gigante de serviço online. Há muitas outras formas de anunciar, ter retorno de visibilidade, aumento de market share e, consequentemente, aumento nas vendas.

Tudo começa com decisões estratégicas sobre aumentar a presença online da empresa, o que significa investimento, metas, retorno em anúncios e compreender que manter perfis em redes sociais e site institucional não são, necessariamente, meios exclusivos e infalíveis de alcançar mais pessoas. 

A velha e batida máxima da publicidade, conhecida e citada por leigos e profissionais se faz necessária para deixar claro a importância de anunciar no Google: quem não é visto, não é lembrado.

Seu site não será indicado para o público-alvo da sua empresa, a menos que você invista em estratégias de marketing digital. E isso está diretamente ligado a estratégias pagas e gratuitas para tornar perfil, site, contato e qualquer ferramenta online a ser disponibilizada por sua empresa aos usuários da internet.

Em 2021, o número de usuários da internet no Brasil alcançou a faixa de 81% da população, ou seja, 152 milhões de pessoas.

Além disso, segundo a Confederação Nacional do Comércio, houve um crescimento estimado em 38% no e-commerce, chegando a R$ 304 bilhões de reais.

Somos uma potência mundial em uso e consumo, mas para chegar nas pessoas certas, as empresas estão investindo cada vez em mais em anúncios, que por sua vez são base para aumentar conversão e auxiliar o desenvolvimento do lead no funil de vendas.

Vamos apresentar cinco meios de tornar sua empresa notada por usuários de internet, através de ferramentas do Google.

Google Ads

O Ads, nome atual do Google Adwords, é a plataforma de anúncios por *leilão de palavras-chaves* e links patrocinados do Google.

São duas formas aceitas de anúncios no Google Ads: anúncios na rede de pesquisa e anúncios em sites parceiros do Google.

Por meio dela, é possível criar diversos tipos de anúncios, sendo o mais conhecido o anuncia na rede de pesquisas. Esse formato permite criar links patrocinados relacionados às palavras-chave.

Mesmo não sendo possível criar filtros exatos de segmentação e interesse, como os anúncios no Facebook, o Google Ads leva vantagem por conta das palavras-chave ou keywords. Enquanto no Facebook o anúncio pode ser ignorado, no*Google o usuário escolhe a palavra ou termo, buscando exatamente a solução que o link patrocinado lhe oferecerá. 

Fora da ferramenta de busca, o Google Ads também funciona em sites parceiros da empresa, mostrando um banner com produtos e serviços em sites, páginas de notícias, blogs e aplicativos integrantes da rede de display Google.

Google Shopping

Desde 2011, o Google identificou uma necessidade dos seus usuários em comparar preços de produtos. Sites como Buscapé e Zoom eram líderes na função de classificar anúncios de produtos iguais ou similares.

É um ferramenta pay-per-click na qual o link patrocinado só é cobrado se o usuário clicar no anúncio do produto.

Por se tratar de uma análise comparativa, preços, prazos de entrega, marca e características do produto são apresentados com imagens que deixam mais clara a compreensão e aumentam o interesse do usuário.

Além da quantidade limitada de anúncios que aparecem na página principal da pesquisa, o Google Shopping possui uma aba com uma lista de produtos e marcas iguais ou similares, o que proporciona aumento de tráfego no site de leads qualificados.

Google Meu Negócio

Na categoria serviços grátis, o Meu Negócio é uma aba que conta com informações de produtos e serviços da empresa, bem como endereço, horário de funcionamento e formas de contato. É um substituto das páginas amarelas das antigas listas telefônicas, mas, por se tratar de uma ferramenta online, conta com recursos de GPS, através do Google Maps, e feedback de clientes, que atribuem notas e fazem comentários sobre as experiências com a empresa, seus produtos e serviços.

Quanto mais informações a empresa disponibilizar, maior a possibilidade de garantir exibição orgânica da marca, já que é possível uma integração entre site institucional, redes sociais, links patrocinados e serviço de geolocalização.

Anúncios no YouTube

Se você não é usuário Premium, então já deve ter se deparado com vários anúncios no YouTube. Comida, filmes, roupas e até outras redes sociais utilizam a plataforma de vídeos do YouTube para atrair a atenção dos usuários.

Aliás, contando com uma base de 2,3 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente, o YouTube é uma verdadeira vitrine de produtos e serviços.

Os anúncios exibidos no YouTube são disparados pelo Google Ads, de acordo com interesses, pesquisas e consumo dentro da plataforma, e podem ter diversos formatos e duração. Podem ser curtos, puláveis ou não puláveis (conhecidos como anúncios True View, são veiculados antes do vídeo iniciar), anúncios de pesquisa, de sobreposição e anúncios gráficos Youtube está na função lista de inscritos no canal, uma verdadeira fonte de lead qualificados que ajuda na segmentação mais adequada dos anúncios.

Campanhas de Remarketing

A essa altura, você já deve ter percebido que o Google é muito mais que um buscador que nos dá resposta a perguntas, é uma infinita rede de possibilidades para gerar lucro para sua empresa através de inúmeras ferramentas de marketing digital. 

Mas, além disso, o Google é uma data base, que coleta informações, possibilitando maior aderência às campanhas de usuários que já visitaram seu site, loja online ou clicaram no seu anúncio e foram direcionados a sua página de informações.

A ação se dá através de filtros de informações fornecidos pelos cookies dos sites, ou seja, fragmentos de informações salvas no navegador do usuário.

Essas informações são convertidas e processadas, fazendo com que o anúncio seja reexibido ao usuário que pesquisou pela marca, empresa, produto ou serviços.

Esse remarketing é um processo automático que visa converter a experiência do usuário em orgânica, conduzindo-o a produtos e serviços com os quais ele já está familiarizado.

Com essas informações, decisões estratégicas e necessidades da sua empresa, e possível aumentar a visitação do seu site, loja online ou qualquer tipo de meio de comunicação online que os usuários de internet possam acessar e obter informações sobre seus produtos e serviços.

Todas as ferramentas podem ser utilizadas por empresas de qualquer tamanho ou segmento e, através de relatórios, atestam o sucesso ou necessidade de modificar estratégias para atrair a atenção do usuário e transforma-lo em cliente.

A Um2 Marketing é especialista em campanhas e ferramentas Google. Se sua empresa quer aumentar a base de clientes, busca fixação de marca ou aumentar lucro, nossa experiência será essencial para estratégias de sucesso para seus objetivos corporativos. 

Basta entrar em contato através dos nossos canais de comunicação.