Flávio Reis
Flávio Reis
Na última década, o Google inovou e revolucionou o marketing digital com novas ferramentas e formas de promover empresas, produtos e serviços.
Em 2021, os anúncios na principal plataforma publicidade da empresa, o Google Ads, alcançou a marca US$ 18 bilhões de dólares em faturamento.
Mas, nem só de Google Ads vive a gigante de serviço online. Há muitas outras formas de anunciar, ter retorno de visibilidade, aumento de market share e, consequentemente, aumento nas vendas.
Tudo começa com decisões estratégicas sobre aumentar a presença online da empresa, o que significa investimento, metas, retorno em anúncios e compreender que manter perfis em redes sociais e site institucional não são, necessariamente, meios exclusivos e infalíveis de alcançar mais pessoas.
A velha e batida máxima da publicidade, conhecida e citada por leigos e profissionais se faz necessária para deixar claro a importância de anunciar no Google: quem não é visto, não é lembrado.
Seu site não será indicado para o público-alvo da sua empresa, a menos que você invista em estratégias de marketing digital. E isso está diretamente ligado a estratégias pagas e gratuitas para tornar perfil, site, contato e qualquer ferramenta online a ser disponibilizada por sua empresa aos usuários da internet.
Em 2021, o número de usuários da internet no Brasil alcançou a faixa de 81% da população, ou seja, 152 milhões de pessoas.
Além disso, segundo a Confederação Nacional do Comércio, houve um crescimento estimado em 38% no e-commerce, chegando a R$ 304 bilhões de reais.
Somos uma potência mundial em uso e consumo, mas para chegar nas pessoas certas, as empresas estão investindo cada vez em mais em anúncios, que por sua vez são base para aumentar conversão e auxiliar o desenvolvimento do lead no funil de vendas.
Vamos apresentar cinco meios de tornar sua empresa notada por usuários de internet, através de ferramentas do Google.
Google Ads
O Ads, nome atual do Google Adwords, é a plataforma de anúncios por *leilão de palavras-chaves* e links patrocinados do Google.
São duas formas aceitas de anúncios no Google Ads: anúncios na rede de pesquisa e anúncios em sites parceiros do Google.
Por meio dela, é possível criar diversos tipos de anúncios, sendo o mais conhecido o anuncia na rede de pesquisas. Esse formato permite criar links patrocinados relacionados às palavras-chave.
Mesmo não sendo possível criar filtros exatos de segmentação e interesse, como os anúncios no Facebook, o Google Ads leva vantagem por conta das palavras-chave ou keywords. Enquanto no Facebook o anúncio pode ser ignorado, no*Google o usuário escolhe a palavra ou termo, buscando exatamente a solução que o link patrocinado lhe oferecerá.
Fora da ferramenta de busca, o Google Ads também funciona em sites parceiros da empresa, mostrando um banner com produtos e serviços em sites, páginas de notícias, blogs e aplicativos integrantes da rede de display Google.
Google Shopping
Desde 2011, o Google identificou uma necessidade dos seus usuários em comparar preços de produtos. Sites como Buscapé e Zoom eram líderes na função de classificar anúncios de produtos iguais ou similares.
É um ferramenta pay-per-click na qual o link patrocinado só é cobrado se o usuário clicar no anúncio do produto.
Por se tratar de uma análise comparativa, preços, prazos de entrega, marca e características do produto são apresentados com imagens que deixam mais clara a compreensão e aumentam o interesse do usuário.
Além da quantidade limitada de anúncios que aparecem na página principal da pesquisa, o Google Shopping possui uma aba com uma lista de produtos e marcas iguais ou similares, o que proporciona aumento de tráfego no site de leads qualificados.
Google Meu Negócio
Na categoria serviços grátis, o Meu Negócio é uma aba que conta com informações de produtos e serviços da empresa, bem como endereço, horário de funcionamento e formas de contato. É um substituto das páginas amarelas das antigas listas telefônicas, mas, por se tratar de uma ferramenta online, conta com recursos de GPS, através do Google Maps, e feedback de clientes, que atribuem notas e fazem comentários sobre as experiências com a empresa, seus produtos e serviços.
Quanto mais informações a empresa disponibilizar, maior a possibilidade de garantir exibição orgânica da marca, já que é possível uma integração entre site institucional, redes sociais, links patrocinados e serviço de geolocalização.
Anúncios no YouTube
Se você não é usuário Premium, então já deve ter se deparado com vários anúncios no YouTube. Comida, filmes, roupas e até outras redes sociais utilizam a plataforma de vídeos do YouTube para atrair a atenção dos usuários.
Aliás, contando com uma base de 2,3 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente, o YouTube é uma verdadeira vitrine de produtos e serviços.
Os anúncios exibidos no YouTube são disparados pelo Google Ads, de acordo com interesses, pesquisas e consumo dentro da plataforma, e podem ter diversos formatos e duração. Podem ser curtos, puláveis ou não puláveis (conhecidos como anúncios True View, são veiculados antes do vídeo iniciar), anúncios de pesquisa, de sobreposição e anúncios gráficos Youtube está na função lista de inscritos no canal, uma verdadeira fonte de lead qualificados que ajuda na segmentação mais adequada dos anúncios.
Campanhas de Remarketing
A essa altura, você já deve ter percebido que o Google é muito mais que um buscador que nos dá resposta a perguntas, é uma infinita rede de possibilidades para gerar lucro para sua empresa através de inúmeras ferramentas de marketing digital.
Mas, além disso, o Google é uma data base, que coleta informações, possibilitando maior aderência às campanhas de usuários que já visitaram seu site, loja online ou clicaram no seu anúncio e foram direcionados a sua página de informações.
A ação se dá através de filtros de informações fornecidos pelos cookies dos sites, ou seja, fragmentos de informações salvas no navegador do usuário.
Essas informações são convertidas e processadas, fazendo com que o anúncio seja reexibido ao usuário que pesquisou pela marca, empresa, produto ou serviços.
Esse remarketing é um processo automático que visa converter a experiência do usuário em orgânica, conduzindo-o a produtos e serviços com os quais ele já está familiarizado.
Com essas informações, decisões estratégicas e necessidades da sua empresa, e possível aumentar a visitação do seu site, loja online ou qualquer tipo de meio de comunicação online que os usuários de internet possam acessar e obter informações sobre seus produtos e serviços.
Todas as ferramentas podem ser utilizadas por empresas de qualquer tamanho ou segmento e, através de relatórios, atestam o sucesso ou necessidade de modificar estratégias para atrair a atenção do usuário e transforma-lo em cliente.
A Um2 Marketing é especialista em campanhas e ferramentas Google. Se sua empresa quer aumentar a base de clientes, busca fixação de marca ou aumentar lucro, nossa experiência será essencial para estratégias de sucesso para seus objetivos corporativos.
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