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LINKS PATROCINADOS: Riscos de uma campanha de links patrocinados mal configurada

06 Agosto 2024

Geovana

Geovana


 

LINKS PATROCINADOS: RISCOS DE UMA CAMPANHA DE LINKS PATROCINADOS MAL CONFIGURADA.

Enquanto você lê esse artigo, empresas ao redor do mundo estão criando e disponibilizando conteúdo online para fortalecer sua presença de digital e/ou converter visitas em compras. Para isso, utilizam os links patrocinados, uma ferramenta de marketing digital indispensável para divulgação de conteúdos e conversões.

Apesar do tráfego orgânico ainda ser a maneira mais comum de conversão, os links patrocinados abrangem e atraem o público mais rápido. Isso porque o marketing digital adota ferramentas para atrair visitantes até para site, converter a visita em leitura de conteúdo e induzir a uma venda. Esse funil de vendas só funciona se o conteúdo e materiais de ações de marketing digital estejam condizentes com o público-alvo

Mas, antes de usar tempo e dinheiro criando uma campanha, você saber como evitar armadilhas comuns em campanhas de links patrocinados.

O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS LINKS PATROCINADOS?

Os links patrocinados são textos simples, com linguagem comercial e palavras-chaves para serem encontrados por mecanismos de busca.

A principal função dos links patrocinados é aumentar o tráfego e cliques no site, gerar cadastros em uma landing page, download de um cupom de desconto e aumentar a visibilidade da empresa frente aos concorrentes.

Os anúncios mais bem colocados aparecem no topo dos resultados. Esses são sites destacados com a identificação de que se tratam de anúncios. Esses sites no topo da pesquisa são os links patrocinados.

A escolha do anunciante, as campanhas podem ser criada por meio do Google AdWords (anúncios exibidos no Google e seus parceiros) e no Facebook Ads (caso o anúncio seja veiculado dentro das redes sociais da Meta).

Existem vários formatos de links patrocinados disponíveis em buscadores e até em redes sociais. Dentre os quais podem ser separados em:

  • CPC (custo por clique): o anunciante paga por cada clique no link;;

  • CPM (custo por mil impressões): o anunciante paga quando o anúncio atinge mil visualizações, ou impressões;

  • CPA (custo por ação): o anúncio só é cobrado quando o usuário realiza alguma ação no site do anunciante;

  • CPV (custo por visualização): um valor é pago para cada pessoa que ver o anúncio.

O pagamento e valores depende do modelo e da palavra-chave escolhidos pelo anunciante.

EVITE ERROS EM SUAS CAMPANHAS DE LINKS PATROCINADOS

Criar campanhas de links patrocinados não é uma atividade semelhante a postagens nas redes sociais. Além de ter conhecimento sobre marketing digital e análise de mercado, é imprescindível ter domínio das plataformas de anúncios.

Mesmo com esses conhecimentos, alguns erros podem ser cometidos. Então, listamos alguns dos erros mais comuns nas campanhas de Ads Google e Facebook Ads.

1. ROAS DEMORADO

O ROAS (Return On Advertising Spend ou Retorno Sobre o Investimento em Publicidade) é uma métrica que determina o lucro gerado a partir de uma campanha publicitária.

Os links patrocinados são estratégias de retorno rápido, e o ROAS dessas campanhas apresenta direcionamentos sobre os resultados, mostrando onde seu negócio está perdendo dinheiro e onde vale a pena investir mais.

Sem uma definição clara dos objetivos e duração de correta de sua campanha, você pode prejudicar tanto as métricas de avaliação quanto o retorno dos investimentos. Isso pode acarretar em demora nos resultados e, consequentemente, aumento nos custos da campanha.

2. AUMENTO NOS CUSTOS DA CAMPANHA

Já ouviram aquele ditado que diz que “o barato custa caro”? Essa máxima popular é um dos resultados de campanhas de links patrocinados mal formuladas.

Sem o devido conhecimento tanto sobre as plataformas quanto das ferramentas e linguagens de marketing digital, é impossível criar uma campanha com todos os parâmetros necessários de alcance e duração. Isso quer dizer que sua campanha não terá os resultados esperados.

Para solucionar esse erro, você terá que investir mais, aumentando os custos e reduzindo as margens de lucro. Então, mesmo com os tutoriais de internet e interface intuitiva das plataformas de campanhas de links patrocinados, procure sempre ajuda de profissionais habilitados e com vasta experiência em criação de campanhas via Google Ads e Facebook Ads.

3. REDUÇÃO NA CAPTAÇÃO DE LEADS

A entrada e permanência de novos visitantes em seu site é a principal forma do funil de vendas manter a captação de leads.

Ações que aumentem o tráfego de visitantes em seu site, perfil ou página em redes sociais, interferem diretamente no posicionamento do seu anúncio na plataforma da campanha. Quanto mais visualizado e clicado, seu anúncio estará melhor posicionado.

A médio e longo prazos, se houver redução no número de visitas por conta de uma campanha mal formulada, a taxa de conversão de usuários será impactada de forma negativa.

4. REDUÇÃO NAS CONVERSÕES

Você já sabe que um link patrocinado precisa de orçamento que cubra os custos e gere retorno do investimento. Além disso, as métricas da campanha vão indicar se o anúncio está alcançando o público-alvo e esse público-alvo está saindo do funil de vendas e se tornando leads. Depois de atrair os leads eles devem ser convertidos em compradores.

Caso o anúncio não esteja formulado com os parâmetros necessários para atingir esses leads, a taxa de conversão pode diminuir consideravelmente e causar um grande impacto negativo nas vendas.

Dentre as ações que diminuem o seu resultado e aumentam o custo de conversão, destacamos as seguintes:

  • Fazer uma segmentação equivocada;

  • Não criar uma lista de palavras negativas;

  • Utilizar várias palavras-chave ao mesmo tempo;

  • Não utilizar um pixel de conversão;

Enquanto você corre para corrigir uma campanha errada, o mercado e as tendências mudam. Para reagir a concorrência e atingir seu público-alvo, será necessário investimentos cada vez maiores ou até mesmo enfraquecer a imagem de sua marca no mercado.

5. MARCA ENFRAQUECIDA NO MERCADO

Imagem da marca é a representação de uma empresa no imaginário do seu público, investidores, fornecedores e parceiros. A força de uma marca determina o poder de influenciar o comportamento dos consumidores.

Campanhas de links patrocinados repletas de erros estratégicos aumenta a possibilidade de reduzir a relevância da marca no mercado. Se sua campanha não atingir o público que tem afinidade ou interesse por seus produtos ou serviços, nome da sua empresa na mente do usuário pode ser substituído por um corrente.

Campanhas de link patrocinados também precisam ter por objetivo reforçar a imagem e relevância da sua marca.

 

Com tantas responsabilidades que recaem sobre o gestor diariamente, incluir nas atividade diárias planejamento de campanhas, organização das divulgações, análise das verbas de patrocínio, mensuração de resultados, apresentação de relatórios e acompanhamento de tendências pode sobrecarregá-lo.

Por isso, mesmo entendendo a relevância dos links patrocinados enquanto estratégia de marketing, essa atividade deve ser delegada a profissionais com experiência em criação de campanhas.

Sua empresa só tem a ganhar entrando em contato com a Um2 Marketing. Somos uma agência de marketing digital completa, com foco em resultados e atuando nas cinco regiões do Brasil e até em outros países.

Evite dispêndios financeiros e de tempo. Entre em contato com nossa equipe de atendimento para saber como os links patrocinados podem aumentar os ganhos da sua empresa.