Blog > Marketing
Marcas fortes, quais pilares e estratégias para se destacar no mercado?
Marcas são como pessoas, possuem uma identidade (como ela é, sua personalidade, o que você veste, escuta, o que diz, como o diz), é justamente esssa identidade que vai fazer a conexão com o seu consumidor (público-alvo) e construir relacionamentos aumentando a confiança e aceitação.
É preciso salientar que quando falamos de marca, não estamos falando de logotipo (ou logomarca). Marca são todos os conjuntos de persepções do mundo exterior sobre o seus produtos e serviços e como as pessoas pensam e sentem sobre eles. Os posts e stories que publica no Instagram, os eventos que participa ou organiza, os parceiros com quem se cerca, às coisas que faz (ou não faz), etc. São esses sinais que as pessoas recebem que ajudam a formar uma opinião sobre o que está dentro (a empresa), se querem ou não você em suas vidas e em que grau.
Dito isso, vamos entender mais à fundo como trabalhamos o processo de Branding aqui dentro da Um2 Marketing para fortalecer a persepção do público (marca) sobre os nossos clientes.
Estrutura das marcas fortes:
O Núcleo da marca
Esse núcleo é construido com base nessas três perguntas: “quem”, “o quê” e “por quê”.
Todas as etapas seguintes devem seguir as respostas geradas por essas perguntas, para se manter em linha. Dessa etapa você vai extrair uma ótima maneira de pensar sobre como sua marca expressa o que deseja alcançar, para quem e por quais meios.
Aqui sai o norte da empresa:
- Essência da marca;
- Missão;
- Visão;
- Valores;
- Promessa da marca.
Identidade
Essa é a personalidades das empresas, que assim como as pessoas, são definidas polo comportamento e ações do interior e traduzidas para o exterior. Em outras palavras, a identidade é a expressão de quem você é e do que você representa, ela é transmitida por meio de palavras (identidade verbal) e imagens (identidade visual) e tem como objetivo se diferenciar, ser reconhecível, memorável e, se tudo der certo, amado.
Meios de expressão da identidade:
- Nome e slogan;
- Tom de voz (como você fala);
- Ângulo editorial (o que você fala, como você fala sobre isso);
- Som;
- Logotipo, tipografia e cor;
- Conceito de imagem: fotografia / ilustração / iconografia / estilo;
- Princípios de layout;
Gostou? Fique por dentro das principais novidades e dicas sobre o mundo do marketing digital e e-commerce lendo o blog da um2 Marketing!
Conteúdos relacionados