Algumas dúvidas sobre a criação, manutenção e sucesso de negócios online podem ser respondidas, evitando que sua empresa incorra nos erros comuns dos vendedores online.
1º Erro: Lojas presenciais que vendem produtos de cabelo e acessórios automotivos são pontos de venda confusos.
E isso também acontece nas lojas virtuais: falta de foco na disponibilização de produtos e serviços, provocando confusão nas estratégias de comunicação e retorno de vendas.
Se você sonha em transformar sua loja virtual em um grande portal, que vende unhas postiças e satélites intergalácticos, comece se especializando em uma área específica, crescendo e fidelizando seus clientes no ramo escolhido.
2º Erro: E falando em público, você saberia responder essa pergunta sem utilizar termos genéricos como “qualquer pessoa que possa comprar” ou “é só ter dinheiro para comprar”?
Entender as necessidades de um segmento de mercado e atender essas necessidades é a função básica de qualquer empresa, e as lojas online, com todas as ferramentas de mensuração de mercado disponíveis, podem transformar dados em diferenciais e promover o crescimento das vendas a partir do entendimento de quem é o público ativo da empresa.
3º Erro: Outro erro muito comum nas vendas online é a dificuldade de entender como precificar seus produtos.
Existem uma técnica muito comum, e usada à exaustão, que diz o preço é a multiplicação por três dos custos do produto ou serviço.
Mas o preço é muito mais do que uma ferramenta de lucro com fórmula fixa.
O entendimento das necessidades do cliente, as estratégias frente a concorrência, as formas de entrega para o cliente e analise de fatores não controláveis como aumento de insumos por conta de oscilação cambial, ou no litro da gasolina, devem fazer parte da adoção de um preço para seu produto e serviço.
4º Erro: E quanto a estratégias, o que dizer de empresas que semanalmente mudam o foco estratégico ou tentam várias coisas ao mesmo tempo, sem se dar conta de que vendas online não é a atividade correta para experimentos descoordenados.
O que seu cliente precisa, e como fazer para que ele consiga ter seus desejos e necessidades atendidos, de forma que promova lucro e lembrança de marca da sua empresa. Esse é o objetivo natural de uma empresa e a forma que você escolhe para fazer isso acontecer é a estratégia. Logo, transformar objetivo em máquina de testes aleatórios não é recomendado para quem quer ter um negócio lucrativo.
5º Erro: Vendas online requer confiança do consumidor em sua empresa. Dito isso, não esqueça de transformar sua marca em um ativo da empresa, criando um conceito que gradualmente converta visitas a sua página em vendas.
Existem inúmeros concorrentes oferecendo desde produtos e serviços semelhantes aos seus, mas um trabalho de diferenciação e fidelização de clientes, com promoção e pós-venda são canais adequados para que, com o tempo, seu produto e marca sejam fixados no imaginário e coletivo dos seus clientes.
6º Erro: E não esqueça: o foco é muito importante para as vendas online.
Sem foco, sua empresa pode acabar se transformando em depósito de produtos. Oferecer uma gama de produtos semelhantes não é garantia de conversão em vendas, pelo contrário.
Quanto mais específica, direcionada e enxuta a disponibilidade de produtos em sua loja virtual, melhor. Se seus clientes procuram produtos específicos, confundir com excesso de ofertas é uma estratégia errada que pode significar rejeição e queda nas suas vendas online.
7º Erro: O cenário ideal para aumentar suas vendas online é ter a estratégia correta para alcançar o maior número possível de pessoas, convertendo buscas e visitas a sua loja em vendas.
Se tudo estiver na mais perfeita ordem, tudo bem. Se não estiver, tudo bem também. A melhoria da sua loja online pode ser feita gradativamente e em resposta aos feedbacks dados por seus clientes.
Então, ao invés de imaginar que não se deve criar anúncios se sua loja ainda está em processo de modificação, faça exatamente o contrário: use os efeitos da comunicação sobre seu público-alvo e garanta vendas enquanto efetiva melhorias na sua loja virtual.
8º Erro: Mais um erro muito comum, e até visto como natural, é imaginar que gritos visuais, textos e imagens apelativos são a chave para garantir o sucesso e aumento das vendas online.
Seu foco é promover vendas e fixar sua marca, e não causar incomodo na percepção dos clientes. Um layout limpo, com texto simples e eficaz, sem muitos adjetivos e frases de efeito funcionam melhor que excesso de palavras em caixa alta, fontes diferentes misturadas e uma volta completa no círculo cromático.
9 Erro: Em design para lojas virtuais, a objetividade e visual limpo são extremamente eficazes, ao contrário das páginas que adotam excesso e despertam até desconfiança do consumidor sobre a credibilidade da empresa.
Não esqueça que adotar a estratégia correta, sem incorrer no erro de transformar a empresa em laboratório não significa adotar apenas um objetivo ou meta para a sua loja virtual.
Estratégias são ações pontuais que devem ter duração e analise de resultados muito bem definidos. Assim, a criação de novas estratégias, específicas para cada situação enfrentada pela empresa, deve ser o ponto de partida para aumentar suas vendas.
10º Erro: E, por último, entenda que tanto seus clientes quanto sua empresa, têm necessidades a serem atendidas que demanda conhecimento.
Acomodação não é uma característica de quem buscou no comércio online uma solução para obter fonte de renda. E essa mesma inquietação deve guiar o empreendedor a adquirir conhecimentos que solucionem problemas diários na condução da empresa, bem como na relação com clientes e fornecedores.
Agora que detalhamos passo a passo os dez erros das vendas online, conta pra gente qual desses erros você anda cometendo em seu negócio?
Conteúdos relacionados