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Redação para blog: por que fazemos e como ela ajuda sua empresa

23 Janeiro 2023

Flávio Reis

Flávio Reis é natural de Muritiba/BA, cineasta, profissional de marketing e artesão.

Flávio Reis

Flávio Reis é natural de Muritiba/BA, cineasta, profissional de marketing e artesão.

O que e como escrever para tornar a redação relevante tanto para a empresa quanto para o público-alvo?

A redação para blog são bem mais que um amontoado de palavras aguardando serem parte das métricas dos buscadores. Se trata de um valioso instrumento de comunicação corporativa, essencial para manutenção da presença digital de uma marca ou empresa.

Partindo desse pensamento estratégico, vamos dar algumas dicas de como transcrever informações e identidade de marca em textos criativos que atinjam o perfil de público desejado.

ESCREVER PARA QUEM?

Ler é um exercício que envolve interesse do leitor e criatividade do escritor. Portanto, um texto comercial ou institucional só fará sentido se a linguagem for adequada ao público-alvo.

Para atrair e influenciar nas decisões do leitor, é preciso pesquisa quanto a relevância do tema escolhido, a capacidade desse tema ser condizente com imagem institucional da empresa, bem como elementos textuais quanto ao tamanho do texto, estilo e linguagem da escrita.

A falta de continuidade ou mudanças bruscas na forma e linguagem das redações pode prejudicar o interesse do leitor. Seguir um padrão em alta para aumentar o número de visitas pode afastar o público desejado pela empresa.

Afinal de contas, não se trata apenas de aumentar e manter visitantes ou a carteira de clientes ativa. O marketing digital também visa criar vínculo duradouro e estabelecer relação de confiança entre empresa e clientes.

A menos que haja alinhamento e concordância, empresas refletem as expectativas do público, não gostos e predileções pessoais dos proprietários e sócios.

IDENTIDADE DE MARCA

Adequação de linguagem a identidade de marca é essencial para transformar a redação em ferramenta de comunicação estratégica. Além da visão, missão e valores, existem traços peculiares à sua marca que são internalizados e transformados em ligação afetiva com o público-alvo.

Seja texto informativo repleto de dados ou um texto com linguagem irreverente com características de storytelling, passando pelo texto comercial, a identidade de sua marca precisa estar presente e ser claramente percebida pelo leitor.

Imaginem uma clínica de estética dando dicas sobre tipos de combustível para motos, ou um escritório de direito dando dicas sobre os últimos lançamentos da coleção outono-inverno. Explicitando dessa forma fica mais claro perceber a necessidade da redação conter a identidade de marca.

Agora pensem nessa mesma clínica publicando uma redação no seu blog, sobre a influência dos tipos de combustíveis para motos na saúde da pele. Ou o escritório de advocacia com um texto informativo sobre propriedade intelectual e replicações de peças de vestuários recém-lançadas no mercado. Não há ruído na comunicação que distancie o leitor da identidade de marca.

Não importa o segmento ou tamanho da empresa, é possível desenvolver de uma relação próxima entre marca e público. As redações para blog precisam combinar criatividade com reforço dos atributos e diferenciais competitivos da empresa ou marca.

OTIMIZAÇÃO E ESCRITA CRIATIVA

A redação precisa ser criativa e atrair leitores para o blog. É por isso que o inbound marketing, estratégias focadas na busca e aproximação de uma marca de clientes potenciais, precisa ser compreendido e bem utilizado.

Tanto nas redes sociais quanto nas ferramentas de busca, o funil para filtrar leads qualificados precisa atender aos objetivos da marca, ao mesmo tempo que insere na redação elementos indispensáveis para potencializar otimização para mecanismos de busca.

Postagens só funcionam para o mecanismo de buscas se contiver palavras-chave relevantes. Isso não quer dizer o abuso de um termo em todo o texto. Usar variações de gênero, número e sinônimos possibilitam ao SEO melhorar o posicionamento de suas páginas, gerar tráfico orgânico e  fortalecer a estrutura de otimização (tecnologia, conteúdo e autoridade) na escrita.

O TEXTO FINAL

Postagens em blogs comerciais ou institucionais requer o domínio de inúmeras técnicas de escrita e conhecimento em marketing. Com paciência, pesquisa e boa redação o blog da sua empresa vai atrair cada vez mais visitantes.

Mas esse texto também é para você que está em busca de auxílio profissional para tornar seu blog mais visitado. E, sua busca por um texto com informações sobre redação para blog indica que sua empresa necessita superar esse desafio.

Então, para obter um texto final coeso, criativo e com elementos para ser captado pelo SEO dos buscadores, entre em contato com a equipe de atendimento da Um2 Marketing.

Na aba Contato você encontra todos os meios de falar com nossa equipe. Profissionais com expertise de mercado aguardam seu contato para formular, desenvolver e implementar técnicas de comunicação mercadológica que vão aumentar a presença digital da sua empresa.