Flávio Reis
Flávio Reis
As vendas por meio de plataformas virtuais é uma realidade consolidada e em constante expansão. O alcance mundial, a variedade de produtos e serviços e o número diário de vendas falam por si.
Mas, sabendo que o e-commerce é um canal de distribuição que abrange mais do que alocação de ferramentas de logística, como transmitir os diferenciais competitivos de sua marca ou empresa em meio a tantos concorrentes?
O marketing holístico nos ensina que o cliente é o ponto de partida e de chegada. Os esforços de toda e qualquer organização é romper a resistência e conquistar a confiança e fidelidade do cliente. E isso significa que, antes de criar qualquer estratégia de vendas, expectativas, desejos e necessidades do cliente são a prioridade.
O sucesso de suas vendas começa com a formulação de campanhas de marketing e vendas para seu e-commerce focadas em garantir ao cliente, no mínimo, o que ele deseja ou precisa.
A força de uma campanha bem-sucedida está na quantidade de informações relevantes sobre seu público-alvo. Comece pelo básico, como faixa etária, nível de escolaridade, geolocalização, tipo de linguagem e canais de comunicação mais utilizados.
Com essas informações iniciais sobre prospects ou clientes vai ser aberto mais um leque de dados que vão ajudar no passo seguinte que é o contato para transmitir os atributos de sua marca ou empresa, e você terá em mãos o perfil de cliente ideal, ou o que podemos chamar de persona.
Como resposta, trafego, engajamento e feedback positivo ou negativo terão força proporcional a quantidade de dados coletados e processados, seja por ferramentas como Social Mention ou Swonkie, indicadas para captar e analisar dados, buscando integrar redes sociais a outras plataformas virtuais ou comunicação direta com prospects e clientes.
Lembre-se que reputação online precede a venda, e isso quer dizer que antes de traçar metas e objetivos visando lucro, a imagem da sua organização, marca, produtos ou serviços deve coincidir com os valores da sua persona.
Caso haja comentários negativos, atente-se para em um primeiro contato reverter a situação desfavorável, abrindo um canal de comunicação focado na empatia e restauração da confiança da persona.
Quanto mais cedo sua organização perceber que o cliente moderno não é um agente passivo que reproduz comportamento de compras, facilmente convencido e sem senso crítico, maior a probabilidade de ser criada uma percepção positiva da marca, a partir disso, sua campanha de vendas cumprir com os objetivos estratégicos traçados.
Por mais que uma campanha bem-sucedida transforme prospects em clientes, o que leva a novas compras, engajamento e reputação positiva é condicionar todos os esforços a garantir que expectativas, desejos e necessidades sejam superados.
A Um2 Marketing é uma agência de marketing digital especialista em e-commerce. Temos soluções na medida certa para os objetivos de sua organização.
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