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As principais mudanças e novidades do Instagram para 2021

28 Fevereiro 2021

Jorge Trabuco

Webdesign especializado em Joomla, Designer de identidade visual focado em ajudo a melhorar a percepção do público-alvo sobre produtos e serviços.

Jorge Trabuco

Webdesign especializado em Joomla, Designer de identidade visual focado em ajudo a melhorar a percepção do público-alvo sobre produtos e serviços.

O Instagram está em constante atualização e, nos últimos anos, tem implementado uma novidade atrás da outra. Em 2020, não foi diferente e nem será em 2021.

Mas, se você ficou perdido no meio dessas mudanças, pode ficar tranquilo. Separamos para você as 3 principais novidades do Instagram que devem estrear ou crescer no próximo ano:

Guias

Lançadas em 2020, as guias são um novo recurso do Instagram com a proposta de ser uma espécie de curadoria de conteúdo. A ideia é unir fotos e vídeos publicados no feed, IGTV e stories num só lugar, como um texto de blog ou guia, como o nome já explica.

Inicialmente, essa aba era exclusiva para que perfis selecionados pelo Instagram repassassem informações importantes sobre a COVID-19 e saúde durante o isolamento social. No entanto, desde novembro/2020, a função foi liberada para todas as empresas e criadores de conteúdo.

Em seu blog oficial, o Instagram explicou que o recurso foi criado “para facilitar a descoberta, a organização e o compartilhamento de produtos, lugares e publicações das suas contas favoritas”.

Além de reaproveitar os posts do feed, os usuários podem adicionar títulos e textos que introduzem, complementam e conectam uma publicação à outra. Dessa forma, é possível criar um conteúdo mais denso e completo.

As guias são uma ferramenta muito interessante para criadores de conteúdo, especialmente da área da saúde. Com elas, é possível reunir dicas de saúde e informações sobre doenças ou procedimentos. Além disso, os conteúdos não precisam ser de sua autoria.

Essa é a “curadoria”: você pode selecionar posts de outros profissionais que julgar interessante para sua audiência e que complementam os seus. Assim, você apresenta outras perspectivas e indica o conteúdo de fontes que você conheça e confia, seja da mesma área ou de especialidades diferentes da sua.

Assim como os Reels, a aba só aparece quando você criar a primeira publicação. O ícone é de um livro aberto. Ao ler o conteúdo, o usuário pode ver mais detalhes sobre algum dos posts clicando na imagem.

Além disso, seus seguidores também conseguem compartilhar esse conteúdo via Stories, enviar para amigos via Direct ou copiar o link que leva direto à guia.

Como habilitar as guias do Instagram:

Clique no ícone “+” no canto superior do seu perfil e, em seguida, escolha a opção “Guia”. Agora, escolha o tipo de sua preferência e você já pode começar a publicar neste recurso que é uma das novidades do Instagram.

Legendas automáticas no IGTV

A segunda mudança também já foi implementada no aplicativo de todos os usuários e é uma mão na roda para quem produz conteúdo em vídeo.

A maioria dos criadores de conteúdo já sabia da importância das legendas e já utilizava o recurso. Além de trazer a inclusão das pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva (cerca de 10 milhões de brasileiros), ele possibilita que o vídeo seja assistido sem som. Segundo dados do Digiday, esse é o caso de 85% dos vídeos no Facebook.

Assim, os usuários podem assistir a qualquer momento, seja durante o trabalho, no transporte público, ou com outras pessoas ao redor, e sem que alguma palavra seja perdida pela má pronúncia ou diferença de sotaque.

Apesar dos benefícios, o processo para inserir legendas costuma ser demorado. Geralmente, é feito na pós-produção (depois de gravar e editar o vídeo), manualmente ou através de aplicativos. Agora, tudo mudou: as novas legendas do IGTV chegaram para facilitar.

Disponíveis desde setembro/2020 em 15 idiomas (incluindo português), elas são geradas automaticamente a partir de um algoritmo de Inteligência Artificial. Além disso, são ativadas sempre que o celular estiver com o volume no mínimo.

No entanto, a funcionalidade não é perfeita. Dessa forma, podem ocorrer falhas no reconhecimento do áudio ou não estarem disponíveis para todos os vídeos. Mas, de acordo com o Instagram, a IA vai evoluindo, “quanto mais legendas forem criadas, melhor será a precisão da ferramenta ao decorrer dos meses”.

Como usar essa novidade do Instagram:

Para habilitar as legendas nos seus vídeos do IGTV,  acesse o seu perfil, clique nos três risquinhos no canto superior. Na seção de configurações do aplicativo, vá em “Conta” e então em “Legendas” (para Android) ou “Legendas geradas automaticamente” (iOS).

Palavras-chave na pesquisa 

Essa é uma novidade que promete revolucionar o modo como descobrimos conteúdo no Instagram. Hoje, se você quiser buscar posts criados por nutricionistas, por exemplo, precisa pesquisar hashtags relacionadas, como #nutri ou #alimentacaosaudavel. Ou então, buscar por um perfil de um nutricionista em específico.

No entanto, o Instagram vem trabalhando em um novo modo de pesquisas dentro do app: através de palavras-chave. Assim, um usuário poderia buscar “nutrição”, sem hashtag, e encontraria todas as publicações que contém essa palavra na legenda.

Esse recurso já está disponível em alguns países, como Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda, Austrália e Canadá. Ainda não chegou ao Brasil, mas é a principal promessa para 2021.

Para otimizar essa busca, a empresa está desenvolvendo um novo algoritmo. De acordo com o Search Engine Journal, até o momento, a pesquisa é “limitada a tópicos de interesse geral e a palavras-chaves que estão dentro das diretrizes da comunidade do Instagram”.

Ainda não temos dados suficientes que revelem ao certo como essa ferramenta deve funcionar. A plataforma já anunciou que os resultados da pesquisa têm como objetivo encontrar os conteúdos de maior qualidade. Entre os critérios que a Inteligência Artificial utiliza para recomendar uma publicação estariam: tipo de conteúdo, legenda, data da publicação, entre outros (ainda não divulgados).

Portanto, a ferramenta de pesquisa do Instagram passa a utilizar um SEO para rankear os posts de acordo com esses critérios. Até agora, essa otimização ocorria através das hashtags e da tag de localização. 

Como usar keywords no Instagram:

De acordo com as informações já disponibilizadas pela rede social, ao escrever as legendas dos seus posts no Instagram priorize o uso de palavras-chave importantes para sua área de atuação. Assim, é sempre bom utilizar as expressões usadas pelos pacientes e não apenas os termos técnicos.

Ainda assim, algumas dúvidas permanecem: a IA vai considerar sinônimos ou apenas a palavra exata (como nutri ou nutricionista)? Será considerado o Alt-text (texto alternativo) ou o algoritmo consegue identificar o que está inserido na imagem? Os usuários vão gostar da novidade? Vai aumentar o engajamento nos posts melhores rankeados? Por enquanto, resta esperar para ver.