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Redes social: como as diferenças entre usuários podem beneficiar sua empresa

07 Março 2022

Flávio Reis

Flávio Reis é natural de Muritiba/BA, cineasta, profissional de marketing e artesão.

Flávio Reis

Flávio Reis é natural de Muritiba/BA, cineasta, profissional de marketing e artesão.

Se para a maioria das pessoas as redes sociais possuem funções cada vez mais parecidas, quando o assunto é marketing digital, conhecer o perfil dos usuários do Tik Tok, Kwai, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Instagram, Facebook, WhatsApp e Telegram é essencial para compreender onde acabam as diferenças e começam as semelhanças em cada uma delas.

Depois de desbancar o Orkut, o Facebook cresceu assustadoramente, chegando a uma média de 2,9 bilhões de usuários por mês. Apesar da queda no número de contas e acessos diários, o Facebook segue como a principal rede social no mundo.

Nós, os brasileiros, gastamos em média 3,42 horas por dia em redes sociais, ficando na terceira posição entre os países que mais acessam tais plataformas. 150 milhões de pessoas, cerca de 70,8% da nossa população, possui, ao menos, uma conta ativa em uma das redes sociais.

Segundo dados do relatório Digital 2021, em ordem de usuários diários, as redes sociais mais utilizadas no Brasil são YouTube, WhatsApp, Facebook, Instagram, Facebook Messenger, Twitter, Tik Tok, Pinterest, LinkedIn, Telegram, Skype, Snapchat e Twitch.

Isso significa que todos os esforços em marketing digital da sua empresa devem se voltar ao YouTube e ficar longe do Twitch? Não necessariamente.
É aqui que o conhecimento sobre segmentação e público-alvo se torna uma importante ferramenta de decisões estratégicas para lançamento de campanhas em redes sociais.

Para além dos relatórios e controles que cada rede social disponibiliza, entender como os usuários se relacionam com conteúdo comercial em cada plataforma é essencial. 

O tom formal do LinkedIn contrasta com irreverência do Tik Tok. Isso quer dizer que dificilmente a mesma campanha terá o alcance e aderência em públicos com perfis tão diferentes. Linguagem, formato, cores e duração, todos os elementos deverão se voltar ao perfil dos usuários de cada rede.

Nunca é demais lembrar que o e-commerce, um setor da nossa economia que movimentou cerca de R$ 304 bilhões de reais em 2021, se beneficia das redes sociais para anunciar e vender produtos e serviços, mas também para compreender tendências, necessidades e posicionamentos.

O comportamento do consumidor em meios digitais é sempre mais exigente e questionador. A satisfação com a compra de um produto pode ser momentânea e elogios se transformarem em críticas e cobranças rapidamente. Por conta disso, as empresas precisam de uma estrutura profissional para criar conteúdo e se relacionar com clientes nas redes sociais. Um passo em falso e uma crítica se espalha dentro e fora do país, causando danos a imagem da empresa e prejuízos incalculáveis.

Mas não precisa entrar em pânico. O sucesso da sua empresa nas redes sociais depende exclusivamente da sua decisão em buscar a colaboração de profissionais especializados em gestão de conteúdo online, conhecimento sobre os perfis de público de cada rede sociais e análise de dados sobre aderência e relevância das campanhas – sejam elas conteúdo gratuito ou patrocinado. 

Lembrem-se sempre que gerações, etnias, posicionamentos políticos e graus de instrução diferentes coabitam na internet, consumindo e compartilhando conteúdos.

E, por conta dessas diferenças, naturalmente, desde o tempo de acesso à internet até o meio utilizado serão refletidos nas buscas e compras de cada publico.

Atualmente, Millennials e Geração Z compõem a maior parcela de criadores e consumidores de conteúdo, o que significa que esse público é dominante também no consumo de produtos e serviços anunciados e/ou vendidos na internet. Portanto, para sua empresa, faz toda diferença perceber quem é o público-alvo e quais estratégias de marketing digital serão adotadas para alcançar esse público.

Se sua empresa não possui um departamento interno focado em estratégias ligadas a presença digital, nossa consultoria personalizada pode ajudar na comunicação com o público e obter os melhores resultados.  

Entre em contato, exponha suas dúvidas e necessidades que desenvolveremos em conjunto as melhores estratégias e soluções em marketing digital.